Nas Notícias

Manuel Forjaz pediu um funeral alegre: “Não quero que chorem”, fez saber, nos últimos dias de vida

manuel forjazforjaz funeralDecorre hoje o funeral de Manuel Forjaz, empresário e professor de 50 anos que pediu à família uma cerimónia “simples e alegre”, com a música ‘Don’t Stop Believing’. É uma mensagem de Forjaz para todos os doentes oncológicos: nunca deixem de acreditar. O professor, que enfrentou uma batalha contra um cancro do pulmão, morreu neste domingo, sendo que o funeral decore hoje no Cemitério de S. João.

O corpo de Manuel Forjaz esteve ontem na capela da igreja da Encarnação ao Chiado, em Lisboa, sendo que hoje há uma missa na nave central, a partir das 13h30. O corpo do empresário e professor segue para o Cemitério de S. João.

Foram os filhos de Forjaz que prestaram esta informação, publicada no espaço oficial do empresário e professor no Facebook. “O nosso pai vai estar hoje [ontem] a partir das 18h00 na capela da igreja da Encarnação ao Chiado. Amanhã [hoje] tem uma missa na Nave central às 13h30. O corpo segue depois para o Cemitério de S. João”.

Nos últimos dias de vida, Manuel Forjaz fez saber o que pretendia que fosse o seu funeral. “Não quero que chorem”, pediu, salientando ainda que não quer “ninguém vestido de preto”.

Manuel Forjaz pediu um funeral com música. O tema ‘Don’t Stop Believing’ [Não Deixem de Acreditar], que serve como mensagem para os doentes oncológicos que travam batalhas pela vida, tal como a que o empresário travou.

“Não quero que os amigos chorem e que se lembrem que vivi sempre a vida como quis”, realçou, nesta nota divulgada a título póstumo. “O amor da minha vida é a Bichica; Os meus maiores feitos são o Zé Maria e o António de quem tenho um imenso orgulho. Não quero caixão aberto e quero uma cerimónia simples e alegre”, fez saber.

Manuel Forjaz, recorde-se, morreu neste domingo, em sua casa, vítima de um cancro no pulmão, contra o qual lutava, há cinco anos.

“Posso morrer de cancro, mas o cancro nunca me matará”, dizia Manuel Forjaz. E cumpriu este princípio até ao último dia da sua vida, deixando um legado para todas as pessoas que enfrentam a doença.

Manuel Forjaz – que perdeu um irmão vítima da mesma doença – foi empresário, dirigente da Associação Nacional de Jovens Empresários, administrador do jornal ‘A Capital’.

Foi ainda professor. Foi, sobretudo, um símbolo de coragem e, provavelmente, o melhor amigo dos doentes oncológicos. Transformou a sua luta numa causa, quebrando tabus e inspirando pessoas que foram traídas pela vida.

“Na luta do Universo entre o Bem e o Mal, sobraram a Deus alguns cancros… Ele olhou para Portugal e pensou ‘O Forjaz aguenta bem com um’. E eu estou grato. Porque eu não aguentaria um cancro nos meus filhos… Todo o sofrimento é relativo”, afirmou.

O funeral de Manuel Forjaz decorre hoje. E o empresário volta a transmitir uma mensagem.

Em destaque

Subir