Nas Notícias

Manuel Alegre critica inércia de Cavaco e projeto do PSD

Socialista Manuel Alegre critica Cavaco Silva, no discurso no congresso do PS, que decorre em Matosinhos. “Agora, todos falam em consenso, mas quando Sócrates apelou sozinho ao consenso, ninguém reagiu”, disse Alegre, numa crítica à inércia do Presidente da República.

Sem citar o nome de Cavaco Silva, ficou bem explícito que o Presidente da República era um dos destinatários do ‘recado’ de Manuel Alegre, que lamenta o facto de Portugal ter desperdiçado a possibilidade de evitar o FMI.

“Havia uma solução”, considerou Alegre, que antevê uma realidade mais difícil com os compromissos que Portugal terá de assumir, fruto do resgate externo. Também Passos Coelho foi alvo da voz poderosa do socialista.

“José Sócrates apresentou uma solução. Poderia ser boa, poderia ser má. O que é lamentável é que ninguém tenha sugerido uma alternativa e tenha colocado o país peranet uma realidade que se adivinha dura”, disse.

Mas Manuel Alegre foi mais longe: “Quem não sabe ser boa oposição não saberá ser primeiro-ministro”, sublinhou, adivinhando a agenda social-democrata. “Privatizar é a palavra de ordem. Querem privatizar o Estado, querem privatizar a Democracia, querem privatizar Portugal”, atirou.

O socialista lembrou que, como deputado da Assembleia Constutuinte, este ao lado de Arnault e Soares, para construir o Serviço Nacional de Saúde. E entende que o PSD “quer destruir o Estado Social conseguido com a Democracia”.

Alegre considera que estão em confronto dois projetos: “O do PS, que preserva o Estado Social, com consolidação das contas públicas”, e o do PSD, “que destrói conquistas da Democracia”.

Em destaque

Subir