Cultura

Manu Dibango morreu vítima da Covid-19

O saxofonista Manu Dibango, natural dos Camarões, morreu hoje em França aos 86 anos, vítima da covid-19, disse à France Presse Thierry Durepaire que geria a carreira do famoso músico de afro-jazz.

O autor de “Soul Makossa” (1972) – um dos primeiros temas de afro-jazz conhecido mundialmente – morreu hoje de madrugada num hospital da região de Paris.

“As cerimónias fúnebres vão decorrer de forma restrita, em ambiente familiar, mas vai ser realizada uma homenagem assim que seja possível”, refere a mensagem que acaba de ser publicada na página oficial do saxofonista na plataforma digital Facebook.

“Soul Makossa”, o tema que tornou Manu Dibango mundialmente famoso era inicialmente o lado B de um single (45rpm) que continha um hino de homenagem à equipa de futebol dos Camarões por ocasião da Copa Africana, em 1972.

Logo após a edição do primeiro trabalho, a música de Manu Dibango foi notada pelas estações de rádio de Nova Iorque.

Nos anos 1980 Manu Dibango acusou o norte-americano Michael Jackson (1958-2009) de lhe ter plagiado uma música que fazia parte do alinhamento do álbum “Thriller” tendo o saxofonista dos Camarões conseguido um acordo financeiro como forma de compensação de direitos de autor.

Em destaque

Subir