Cultura

Manoel de Oliveira melhora de forma “lenta progressiva e estável”

manoel_oliveira_1Manoel de Oliveira encontra-se estável, tendo registado melhorias, de forma “lenta e progressiva”, de acordo com o corpo clínico que acompanha o realizador. O cineasta de 103 anos que deu entrada nas urgências do Centro Hospitalar Gaia/Espinho, na passada sexta-feira, em virtude de uma insuficiência cardíaca. O hospital transferiu ontem o realizador para a Unidade Intermédia de Cardiologia.

O realizador Manoel de Oliveira permanece internado no Centro Hospitalar Gaia/Espinho, em cuja urgência deu entrada, na passada sexta-feira, com um quadro de insuficiência cardíaca, que suscitou especial preocupação, em virtude da sua idade avançada.

O realizador, que conta 103 anos, sofreu uma insuficiência cardíaca “congestiva”, em virtude de uma infeção respiratória. Segundo nota do hospital que o acompanha, Manoel de Oliveira apresenta uma melhoria “lenta”, o que é normal, em virtude da sua idade.

O Centro Hospitalar Gaia/Espinho informa ainda que a terapêutica instituída ao realizador “tem contribuído para uma melhoria estável”. Não é apontada uma data para a alta médica, mas se o estado de saúde de Manoel de Oliveira continuar a evoluir favoravelmente, deverá regressar a casa dentro de poucos dias.

Ontem, o cineasta centenário foi transferido da Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos para a Unidade Intermédia de Cardiologia. Está sob vigilância médica e assim continuará até receber alta hospitalar.

Em destaque

Subir