Motores

Manobra controversa ‘rouba’ triunfo a portugueses em Daytona

João Barbosa e Filipe Albuquerque tão cedo não vão esquecer estas 55.ªs 24 Horas de Daytona, já que a poucos minutos do final lideravam a prova quando um adversário empurrou o Cadillac DPi VR n.º 5 para fora da pista e assim garantiu a liderança e o triunfo nesta corrida, que mais uma vez marcou o arranque da temporada no campeonato IMSA Sportscar.

Não foi a forma mais bonita de terminar uma grande prova que os dois portugueses realizaram junto com o brasileiro Christian Fittipaldi.

Depois de uma situação de bandeiras amarelas em que o carro de Barbosa e Albuquerque ficou na liderança, Ricky Taylor quis repetir a ultrapassagem que tinha feito a Filipe uma hora antes.

Só que desta vez o piloto de Coimbra mostrou mais resistência, fechando a trajetória ao americano da Wayne Taylor Racing. Mas Ricky não desistiu e na segunda tentativa deu um toque na traseira do Cadillac n.º 5, que saiu de pista.

Filipe Albuquerque regressou à corrida mas já era tarde de mais para ir buscar a primeira posição e a vitória porque tanto lutara. Ele e João Barbosa, que caso vencesse obteria o seu segundo triunfo nas 24 Horas de Daytona e o segundo relógio Rolex correspondente.

Quanto ao terceiro português presente na prova, Pedro Lamy, a sua prova foi comprometida quase desde o início, depois de um atraso durante o primeiro turno de condução de Paul Dalla Lana, que também guiou o Aston Martin Vantage n.º 98 que ambos partilharam com Mathias Lauda. A 12.ª posição na categoria foi o resultado possível.

Classificação final

1.º R.Taylor/J.Taylor/Gordon/Angelelli (Cadillac) 659 voltas

2.º Barbosa/Fittipaldi/Albuquerque (Cadillac) a 0,671

3.º Goosens/Van der Zande/Rast (Multimatic Riley) a 1 volta

4.º Sharp/Dalziel/Derani/Hartley (Nissan) a 3 voltas

5º Mueller/Hand/Bourdais (Ford) a 7 voltas

6º Pilet/Werner/Mackowiecki (Porsche) a 7 voltas

7.º Fisichella/Calado/Vilander (Ferrari) a 7 voltas

8.º Garcia/Magnussen/Rockenfeller (Chevrolet) a 7 voltas

9.º Tinknell/Priaulx/Kanaan (Ford) + 7 voltas

10.º Estre/Vanthoor/Lietz (Porsche) a 7 voltas

Mais partilhadas da semana

Subir