Mundo

Manifestantes pró-independência tentam ultrapassar cordão policial em Barcelona

Barcelona, Espanha, 09 nov (Lusa) – Milhares de manifestantes dos Comités de Defesa da República (CDR), que se encontram na praça da Catalunha, em Barcelona, já tentaram em duas ocasiões ultrapassar o cordão formado por efetivos da polícia regional, ‘Mossos d’Esquadra’, e da polícia nacional.

Entoando gritos pela independência da Catalunha e pela libertação dos presos políticos, os manifestantes gritam igualmente insultos às autoridades.

Os manifestantes querem ultrapassar os cordões policiais para se manifestarem na praça de Urquinaona, que foi palco dos confrontos da última semana.

A marcha dos CDR arrancou no centro de Barcelona com cânticos pela libertação dos presos políticas.

Ao contrário do que a polícia contava, a marcha que obrigou ao corte de ruas, saiu da praça da universidade onde se realizaram uma série de concertos musicais durante toda a tarde.

A marcha realiza-se no dia de reflexão eleitoral para as legislativas deste domingo.

Pelo menos oito carrinhas da polícia autonómica, os ‘Mossos d’Esquadra’, encontravam-se na praça de Urquinaona, que fica a um quarteirão da da Catalunha.

Um dos acessos à praça da Catalunha encontra-se condicionado pela polícia.

A marcha foi convocada paralelamente aos apelos da organizado “Tsunami Democrático”, que patrocinaram a série de concertos na praça da universidade.

Em destaque

Subir