Mundo

Manifestação Gay reúne milhares de pessoas em Kiev

Milhares de pessoas participaram hoje na parada de orgulho ‘gay’ em Kiev, capital da Ucrânia, sob vigilância policial, mas sem o registo de incidentes, apesar da presença hostil de militantes de extrema direita e da Igreja ortodoxa, segundo a agência AFP.

Os manifestantes ergueram bandeiras de arco-íris e vestiram roupas extravagantes, ao todo mais de 8.000 pessoas segundo a organização, e desfilaram pelas principais ruas do centro da capital ucraniana.

O desfile foi protegido por um cordão policial, estando estacionados no local dezenas de carros da polícia e colocadas barreiras de proteção.

Quase mil ativistas de direita e organizações ortodoxas tentaram perturbar a manifestação, cantando ‘slogans agressivos’, mas foram mantidos à distância pela polícia, que disse ter feito detenções.

A homofobia está ainda presente na Ucrânia, mas as autoridades pró-europeias, no poder desde 2014, estão determinadas a mostrar tolerância, inclusive permitindo a realização de marchas de orgulho, ao contrário da vizinha Rússia.

Em destaque

Subir