Nas Notícias

Manifestação contra austeridade: Já são mais de 95 mil os que no sábado vão dizer “Basta!”

indignados ar1O protesto denominado “Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!” iniciou-se no Facebook e estava previsto apenas para Lisboa, mas conta já com a participação de milhares de pessoas, em mais de 20 cidades de todo o país. O objetivo é, segundo a organização, dar início a uma “revolta popular pacífica” contra as políticas “criminosas e de saque” do Governo.

A iniciativa estava já prevista há algumas semanas, mas o encadear de acontecimentos dos últimos dias – com o governo a anunciar um novo pacote de austeridade e o avizinhar de uma crise política – despoletou o aumento do número de participações, que se preveem ter lugar em, pelo menos, 25 cidades do país e em algumas cidades do mundo, junto das embaixadas e consulados portugueses.

O protesto, marcado para as 17h00, terá início em Lisboa, na Praça José Fontana e no Porto, na Avenida dos Aliados. Os organizadores definem a iniciativa como uma oportunidade de todos dizerem “basta” às políticas “criminosas” levadas a cabo pelo Governo e pela troika.

Num comunicado enviado à agência Lusa, fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP) assegurou estarem preparados todos os dispositivos policiais necessários, tendo por base “manifestações anteriores e o atual momento do país”, bem como outros “cenários que podem ser equacionados” durante o dia de sábado.

“Os recursos humanos e materiais da PSP serão utilizados de forma gradual e em função do grau de conflitualidade ou da movimentação de pessoas, tendo sempre presentes os níveis de ameaça e a avaliação permanente do risco”, adiantou a direção nacional da PSP.

Em destaque

Subir