Desporto

Mangala era garantia de crédito pedido ao BES e transferido para o Novo Banco

mangala 1 A venda de Eliaquim Mangala foi comunicada à CMVM, com o FC Porto a confirmar a alienação dos direitos económicos e desportivos, mediante o pagamento de 30,5 milhões de euros. No entanto, o passe do francês era garantia de um empréstimo realizado no BES. E a SAD portista revela no Relatório e Contas de maio de 2014 que está “obrigada a liquidá-lo [o empréstimo] imediata e antecipadamente” caso aliene os passes. O FC Porto ainda não esclareceu esta questão.

O encaixe que o FC Porto conseguiu com a transferência de Mangala para o Manchester City pode, afinal, não parar nos cofres do dragão e ter de seguir para o Novo Banco, para liquidar um empréstimo contraído no BES, segundo adianta o Jornal de Negócios.

Uma das cláusulas desse empréstimo prevê que a SAD fique obrigada a liquidar o mesmo caso “aliene, ceda ou transfira a propriedade dos direitos económicos dos passes dos jogadores Mangala e Jackson Martinez”.

“Caso a Empresa aliene, ceda ou transfira a propriedade dos direitos económicos dos passes dos jogadores Mangala e Jackson Martinez que detinha à data de abertura do financiamento antes do término da maturidade do mesmo, está obrigada a liquidá-lo imediata e antecipadamente”, pode ler-se, no Relatório e Contas de maio, citado pelo Maisfutebol.

Uma vez que todos os créditos do BES foram transferidos para o Novo Banco (ao abrigo da intervenção do Banco de Portugal, a 3 de agosto), o valor conseguido pelo FC Porto com a transferência de Mangala para o City poderá servir para liquidar esse empréstimo.

Exceto se a SAD do FC Porto tenha entretanto renegociado os termos deste acordo com o BES. No entanto, a SAD azul e branca não se pronunciou sobre esta questão, depois de consumada a transferência do central francês.

Leia o comunicado enviado pela SAD à CMVM, a confirmar a transferência do defesa-central francês para o Manchester City, com os azuis e brancos a 56,67 por cento dos direitos económicos que detinham, por um valor de 30,5 milhões de euros.

“A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a um acordo com o Manchester City para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva, e dos 56,67% dos direitos económicos que detinha, do jogador profissional de futebol Eliaquim Mangala, pelo valor de 30.500.000 € (trinta milhões e quinhentos mil euros)”.

Em destaque

Subir