Tecnologia

Manchester é a cidade mais perigosa para navegar na internet

manchesterA cidade inglesa do Reino Unido é a mais perigosa para navegar na internet, revelou um estudo. Amesterdão, na Holanda, e Estocolmo, na Suécia concluem os três primeiros lugares no ranking das cidades mais perigosas para os internautas. De cidades portuguesas potencialmente arriscadas não há menção na análise.

A Sperling’s Best Places e Norton realizaram um estudo que revela que a cidade de Manchester, no Reino Unido, é a mais arriscada para navegar no mundo da internet, seguindo-se Amesterdão, na Holanda, e Estocolmo, na Suécia. O ‘top 10’ conta, ainda, com Paris, em quarto lugar, seguida de Londres, Dublin, Milão, Roma, Barcelona e Berlim.

O estudo em causa analisa dados sobre o cibercrime, fornecidos pela Symantec, uma fabricante de software de segurança, e informações sobre o estilo de vida dos consumidores na Internet.

“Neste estudo consideramos um número de fatores que pode, potencialmente, afetar a segurança online”, garante Bert Sperling, fundador da Spertling’s BestPlaces. Entre os dados, a empresa determinou o ranking examinando o comportamento de diversos consumidores, considerando o número de computadores e smartphones utilizados per capita, bem como ao acesso a redes sociais e a utilização de hotspots de Wi-fi potencialmente inseguros.

De acordo com este estudo exaustivo, Manchester revela um número elevado de tentativas deinfeção por malware ou via hotspots de Wi-fi. A população desta cidade também acede muito a redes sociais e possui muitos computadores com acesso à Internet.

“Com a explosão do uso de smartphones, tablets e portátis que tem acontecido recentemente, a juntar ao aumento de aplicações e do uso de redes sociais, as nossas vidas online e offline estão a conjugar-se de uma forma como nunca experienciamos antes”, diz, por sua vez, Marian Merritt, da Norton.

Na análise feita ao estudo da Sperling’s Best Places e Norton não se vislumbra nenhuma cidade portuguesa no que toca à perigosidade de navegar na net.

Em destaque

Subir