Mundo

Malásia: Governo suspende jornal que noticiou despesas do primeiro-ministro

malasia heat 210malasia heat bigO The Heat publicou “todos olhares sobre os gastos do primeiro-ministro” da Malásia, incluindo as denúncias de que a esposa teria utilizado um avião estatal para ir a uma cimeira no Qatar. Em resposta, o Governo suspendeu o semanário.

Um jornal da Malásia foi suspenso pelo Governo por cumprir um dos seus deveres: questionar sobre as justificações para as despesas de um membro do executivo. De acordo com a denúncia do Sindicato dos Jornalistas malaio, o The Heat encontra-se suspenso por tempo indefinido após publicar um trabalho sobre os gastos do primeiro-ministro, Najib Razak.

Intitulado “Todos os olhos sobre os gastos do primeiro-ministro Najib”, o artigo noticia várias despesas feitas pelo governante e, inclusive, pela esposa: a oposição alega que a mulher do primeiro-ministro terá utilizado um avião do Governo para se desloca até ao Qatar, onde participou numa cimeira de mulheres.

A notícia agitou o Governo e, em resposta, o Ministério do Interior ordenou o encerramento do semanário The Heat. Antes de ser publicado, já fora convocado para ir a tribunal e o diretor tinha sido chamado a comparecer perante o ministro do Interior, o qual aconselhou o responsável do jornal a “baixar o tom” do que informa, como relata o Malaysia Insider.

“O Ministério do Interior, com a suspensão do The Heat, contradiz o que um verdadeiro Governo democrático deveria defender”, afirmou Chin Sung Chew, presidente do Sindicato Nacional de Jornalistas, lamentando que a Malásia não proteja a liberdade de imprensa.

Eric Paulson, que fundou a organização de defesa dos direitos humanos Advogados para a Liberdade, prefere centrar as acusações no Ministério do Interior por “continuar a sujeitar de forma autoritária a imprensa” na Malásia.

Em destaque

Subir