Nas Notícias

Malária: estudo em Moçambique confirma maior mortalidade em pacientes com vírus da sida

malaria mosquitoA progressão e mortalidade da malária têm ligação direta com o vírus da sida. Um estudo realizado em Moçambique demonstrou que a infeção por HIV aumenta a mortalidade provocada pela malária, doença cuja transmissão e progressão é acelerada pelo vírus.

A malária e o vírus da imunodeficiência humana (o retrovírus que provoca a sida, HIV na sigla internacional) têm uma perigosa ligação direta. A conclusão foi registada na sequência de um estudo realizado na cidade da Beira, em Moçambique, por investigadores da Universidade Mahidol (Tailândia).

Os dados complementam a “pouca informação sobre como o VIH afeta a apresentação clínica e o desenvolvimento de malária grave”, reforçando os pressupostos generalizados na comunidade médica. “A transmissão e a progressão do HIV podem ser aceleradas pela malária”, enquanto a infeção pelo retrovírus aumenta a incidência dos casos malária, incluindo malária grave, e da mortalidade associada à doença, “particularmente em adultos”.

Daí que, recomendam os investigadores da universidade tailandesa, “uma antecipada identificação da coinfecção com HIV é importante para o tratamento clínico de malária severa”.

O resumo do estudo já foi publicado no “Clinical Infectious Diseases” (EUA), no qual são apresentados os dados que sustentam o trabalho. No Hospital Central da Beira, 72 por cento dos pacientes internados com malária estavam infetados com HIV, contra os apenas sete por cento registados nas crianças com menos de 15 anos (também portadoras de malária).

Em destaque

Subir