Mundo

Malária: Bill Gates e Reino Unido criam fundo contra “o assassino mortífero”

mosquito_da_malariaSabe qual é “o assassino mais mortífero do mundo”? É o mosquito que transmite a malária, respondem o empresário Bill Gates e o Reino Unido, que unem forças para combater a doença que, no ano passado, provocou 438 mil mortes, na maioria crianças com menos de 5 anos.

O Reino Unido e o fundador da Microsoft, Bill Gates, criaram um fundo para erradicar a malária.

De acordo com o ministro das Finanças britânicas, George Osborne, e o empresário que é um dos homens mais ricos do mundo, o mosquito que propaga a doença é “o assassino mais mortífero do mundo”.

“No que toca a tragédia humana, nenhuma criatura se aproxima da devastação causada pelo mosquito”, escreveram Osborne e Gates, num artigo hoje publicado no The Times.

O acordo entre o bilionário e o Reino Unido prevê um investimento conjunto de 3000 milhões de libras (mais de 4000 milhões de euros) ao longo de cinco anos.

A verba vai financiar estudos de investigação e programas de erradicação da doença.

O Reino Unido vai reservar 500 milhões de libras (661 milhões de euros) por ano, ao longo dos próximos cinco Orçamentos de Estado, enquanto a fundação Gates vai doar já 200 milhões de libras (264 milhões de euros), tendo-se comprometido a fazer futuras doações.

“Ambos acreditamos que um mundo livre de malária tem de ser uma das mais elevadas prioridades globais na saúde”, sustentaram o governante e o empresário.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, registaram-se 438 mil mortes por malária em 2015, a maioria de crianças com menos de 5 anos em África.

Em destaque

Subir