Nas Notícias

Malária: Aranha da Malásia é especialista numa dieta de mosquitos

paracyrba wanlessi A ‘Paracyrba wanlessi’, uma pequena aranha da Malásia, adora papar mosquitos. Os investigadores querem aproveitar a dieta deste inseto, o único predador que não se importa se o mosquito é adulto ou ainda larva, para controlar a propagação de várias doenças.

A solução para várias doenças cujo contágio é feito por mosquitos, algumas das quais muito graves, como a malária, pode estar na dieta de uma pequena aranha que vive na Malásia.

A ‘Paracyrba wanlessi’ é, segundo uma investigação realizada por cientistas de Nova Zelândia, Singapura e China, o único predador (conhecido até ao momento) que se especializou em mosquitos, abrangendo todas as etapas do ciclo de vida dos insetos.

Em comunicado, a investigadora Fiona Cross, da Universidade de Canterbury, destacou a importância da aranha não ligar qualquer importância à ‘idade’ da presa.

“É notável porque a larva ou a pupa [estágio intermédio entre a larva e o inseto adulto] que vivem na água são muito diferentes do mosquito que nos importuna em busca de sangue”, justificou, citada pela agência estatal chinesa Xinhua.

“A aranha não precisa de aprender como identificar e capturar nestes diferentes estágios do mosquito”, complementou a investigadora: “Nós demos à aranha a escolha entre inúmeras presas e consistentemente ela foi para os mosquitos, independentemente se eram juvenis ou adultos”.

Isto significa que a pequena aranha malaia pode ser uma ‘vacina’ natural contra algumas das piores doenças para o ser humano, nomeadamente através do controlo do agente transmissor da infeção.

“Encontrar predadores que singularizam mosquitos como presa preferida é especialmente interessante para as pessoas porque eles matam os vetores de algumas das mais graves doenças humanas, com a malária a figurar no topo da lista”, reforçou Cross.

A investigadora admitiu que, “nesta fase, não podemos dizer se a ‘Paracyrba wanlessi’ vai ser útil no contexto do controlo dos mosquitos”, pelo que agora “o mais importante passo é saber mais sobre a biologia deste predador único”.

A aranha Paracyrba wanlessi vive em brotos de bambu caídos onde a água entra na madeira através de pequenos buracos, que se tornam no melhor local para encontrar mosquitos juvenis na água ou adultos que regressam para depositar os ovos.

Em destaque

Subir