Mundo

Malária ameaça 3000 milhões, diz a OMS, apesar da queda na mortalidade

mosquito_da_malaria

As mortes causadas pela malária caíram 60 por cento, adianta a Organização Mundial de Saúde (OMS), mas nem tudo são boas notícias: ainda há 3000 milhões de pessoas em risco.

Os dados são da OMS e da UNICEF. Num relatório conjunto, as duas entidades revelam que, desde o ano 2000, a taxa de mortalidade associada à malária caiu 60 por cento.

São cerca de 6,2 milhões de vidas poupadas nos últimos 15 anos, dos quais a esmagadora maioria (seis milhões) são crianças com menos de 5 anos de idade, que é o grupo etário mais vulnerável à malária.

Ainda de acordo com o relatório ‘Achieving the Malaria Millennium Development Goal Target’, a meta de redução da doença até 2015 (“reduzir para metade e começar a inverter a incidência”, como consta nos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio) tem sido cumprida de “maneira convincente”,face à descida de 37 por cento dos novos casos desde 2000.

Mas nem tudo são boas notícias: o documento aponta ainda 3000 milhões de pessoas como estando em risco de contrair a malária.

Em destaque

Subir