Nas Notícias

Majoração do subsídio de desemprego para casais desempregados com filhos ficará mais reduzida

desempregoA majoração no subsídio de desemprego que o Governo prometeu para os casais desempregados com filhos não será, afinal, de dez por cento. Ao aplicar a eito o corte de seis por cento nas prestações, os casais beneficiários acabarão por ter uma majoração mais reduzida.

O anunciado corte de seis por cento no subsídio de desemprego é para vigorar em todas as prestações, o que reduz a também anunciada majoração para casais desempregados com filhos. Depois do Governo ter prometido uma majoração de dez por cento, a Segurança Social vai primeiro aplicar o corte e só depois a majoração, segundo uma fonte do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social que o Público designa por oficial sem a identificar.

Vamos a contas: um casal em que ambos recebam o valor mínimo do subsídio de desemprego (419,22) iria ver o rendimento majorado, caso tenha filhos, para 922,28 euros. Com o novo corte, o rendimento é primeiro reduzido a 788,13 euros e só depois majorado, perfazendo 866,95 euros. Uma diferença de 55,33 euros por mês.

Com esta poupança, o Governo alega ser possível alargar a majoração a outras situações, afiançando que assim a medida pode abranger 14 mil desempregados, mais 4000 do que atualmente. Isto porque uma dessas situações é um dos cônjugues arranjar emprego: o que antes provocava o cancelamento da majoração agora implica que esta seja aplicada apenas sobre o subsídio do cônjugue desempregado.

Em destaque

Subir