Mundo

Mais um acidente de avião, agora entre Argélia e Burkina Faso

air algerie Um avião da Air Algérie despenhou-se hoje no deserto do Saara, junto à fronteira entre a Argélia e o Burkina Faso. A bordo do voo AH5017, que chegou a ser dado como desaparecido, seguiram 116 pessoas. Não há sobreviventes, embora ainda não haja confirmação oficial.

O voo AH5017, da Air Algérie, conheceu um fim abrupto ao despenhar-se, hoje, no deserto do Saara. O acidente ocorreu próximo da fronteira da Argélia com o Burkina Faso.

A bordo do avião, um MD83, seguiam 100 passageiros e seis tripulantes. As autoridades argelinas ainda não confirmaram a informação, mas tudo aponta para que não haja sobreviventes.

O avião desapareceu dos radares após ter sobrevoado o norte do Mali. Várias agências citam uma fonte, não identificada, que garante o fim abrupto do voo AH5017: “confirmo que caiu”.

O avião tinha partido de Ouagadougou, a capital do Burkina Faso, à 1h17 (00h17 em Portugal continental), e seguia para a capital argelina, Argel, tendo desaparecido dos radares antes de completar uma hora de voo.

“Os serviços de navegação aérea perderam o contacto aos 50 minutos de voo”, revelou a Air Algérie.

O aparelho tinha sido fretado pela transportadora espanhola Swiftair, que confirmou a nacionalidade (espanhola) dos dois pilotos e dos quatro tripulantes de cabine.

Frederic Cuvillier, o ministro dos Transportes da França, já disse acreditar que a bordo deveriam estar cerca de 50 franceses, uma informação que foi repetida por um responsável da Air Algérie.

A AFP cita uma fonte da empresa argelina, também sem a identificar, que referiu uma mudança de rota do voo AH5017 devido ao mau tempo, a qual coincidiu com o desaparecimento dos radares.

“O avião não estava longe da fronteira argelina quando foi pedido à tripulação que se desviasse devido à má visibilidade e para evitar o risco de colisão com outro avião que fazia a ligação Argel-Bamako. O sinal perdeu-se na mudança de rota”, testemunhou.

Ainda não é certa em que zona ocorreu o acidente. O avião tinha sobrevoado espaço aéreo do Mali, mas o Burkina Faso revela que passara o voo à torre de controlo de Niamey, no Níger.

Do Mali vem a informação de que o voo AH5017 sobrevoou o norte do país enfrentando uma “poderosa” tempestade de areia.

“Não sabemos se está em território do Mali. As autoridades da aviação estão mobilizadas em todos os países relacionados: Burkina Faso, Mali, Níger, Argélia e mesmo Espanha”, salientou Issa Saly Maiga, responsável do regulador aeronáutico do Mali.

A França enviou dois caças (Mirage 2000) para auxiliar na procura do avião.

Em destaque

Subir