Motores

Mais portugueses na União Internacional de Motonáutica

A posição de Portugal na União Internacional de Motonáutica (UIM) saiu reforçada, após a deslocação da delegação lusa à reunião daquela organização na semana passada em Beirute.

Na capital do Líbano a comitiva da Federação Portuguesa de Motonáutica (FPM) alcançou mais quatro lugares nos órgãos da UIM, com mais três representantes em comissões setoriais e um na presidência de um comité.

A Assembleia Geral da UIM de Beirute incluiu a eleição de novos membros para o Conselho de Administração e para as diferentes Comissões Técnicas da UIM. 21 países tinham poder eleitoral, tendo 19 exercido o mesmo, numas eleições disputadas, cujo interesse ficou bem patente cm o grande número de candidatos apresentados pelo universo de autoridades nacionais integrantes da UIM.

Portugal destacou-se ao conseguir eleger três novos representantes nacionais para a entidade federativa internacional. Gil Pedroso foi eleito para o COMINSAFE, comissão com autoridade sobre a segurança, regras e regulamentos específicos para todas as disciplinas de corrida.

Joaquim Amândio Santos assegurar um lugar na PLEASURE NAVIGATION COMISSION. Esta comissão tem um mandato muito amplo já que tutela a ligação com organizações internacionais e com governos, a supervisão de aspectos de segurança e questões ambientais, competições de expedição e de resistência, corridas de regularidade, rádio controlados, competições históricas de barcos e o planeamento dos calendários em causa.

Por seu lado, Frederico Silva alcançou a entrada para o COMINOFF, comissão que supervisiona o estudo, elaboração e aplicação das regras para a competição offshore, bem como o planeamento do calendário de corridas.

Para além do sucesso eleitoral, Portugal viu ainda Luís Miguel Ribeiro sair da reunião magna realizada em território libanês como ‘chairman’ do importante “Formula 1 Committee”, onde são tratadas todas as questões à volta da F1 Racing, fórmula de topo da motonáutica mundial. Assume assim a presidência de um comité onde já era o numero dois, dando continuidade à sua carreira internacional.

Uma referencia para o facto de Portugal ter alcançado, conjuntamente com os Estados Unidos da América, 3 eleitos. Os restantes países a almejarem reunir votos suficientes para eleger os seus candidatos foram o Mónaco, a China, a Suécia, a Bélgica e Malta, mas todos com apenas um eleito no computo geral das eleições a UIM.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 24 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

24 de maio, tem início a Guerra dos Cem Anos

É um dos maiores conflitos militares da Europa e começou a 24 de maio de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias