Fórmula 1

Mais equipas no meio do pelotão da F1 segundo a Haas

No entender de Gunther Steiner, chefe da Haas F1 Team, há mais equipas a disputar o meio do pelotão na Fórmula 1.

Em vésperas do Grande Prémio número 1000, os focos estão na disputa na frente entre Mercedes, Ferrari e Red Bull, mas atrás a equipa norte-americana vai ter muito trabalho para fazer melhor do que o quinto lugar no Campeonato do Mundo de Construtores alcançado em 2018.

Atualmente a melhor das ‘outras’ é a Alfa Romeo, graças à regularidade de Kimi Raikkonen, sendo que depois dos Haas se terem mostrado os mais rápidos do meio do pelotão na Austrália teve problemas na gestão dos pneus no Bahrain durante a corrida, depois de Kevin Magnussen e Romain Grosjean se terem qualificado para a sexta e a oitava posição da grelha de partida.

“Perdemos ritmo de corrida em Sakhir. Estudamos o problema durante os testes a seguir ao Grande Prémio e percebemos que gerimos mal as borrachas. Elas funcionaram mais de maneira ótima após apenas algumas voltas e o ritmo baixou”, explicou Gunther Steiner,

O chefe da equipa Haas especifica: “No Bahrain se caímos na janela certa de exploração (dos pneus) podemos ser muito rápidos, como a Toro Rosso no ano passado, ou ser muito lentos como nós estivemos esta época. Fomos na direção errada quando a maioria nos nossos concorrentes teve a visão certa”.

A situação vivida pela formação norte-americana na segunda corrida da época poderá não se repetir no próximo fim de semana na China, onde as possibilidades da Haas poderão ser maiores, mas a equipa não pode falhar, como sucedeu, por exemplo, com a paragem nas boxes de Grosjean em Melbourne.

“Não vejo porque não estejamos na luta. Cometemos um erro no Bahrain e não temos a intenção de o cometer de novo. Fomos rápido nas qualificações, pelo que o carro não tem problemas. Mas prefiro ser prudente depois deste tipo de corrida, porque temos tendência a ter demasiada confiança. Não posso ser arrogante ou demasiado positivo”, diz Steiner.

O italiano enfatiza também: “Não acho que o meio da grelha seja mais equilibrado do que no ano passado. Há é mais equipas. A equipa melhor nesta zona da classificação irá variar de um circuito para o outro. Não há um líder claro. Não estou muito contente com a nossa posição já que devíamos ter mais pontos do que os que temos atualmente, mas ninguém conseguiu ainda destacar-se”.

Em destaque

Subir