Desporto

Mais do que vencer a Dinamarca, Portugal reescreve a história

A vitória de Portugal diante da Dinamarca sela um feito notável. Após uma sequência de oito triunfos consecutivos, a equipa das quinas volta a marcar presença numa fase final de uma grande competição. É a nona vez consecutiva que atinge essa fase. Em 2016, estaremos em França.

Bastaria o empate, mas o golo brilhante de João Moutinho permitiu uma vitória (oitava consecutiva) da seleção orientada por Fernando Santos. E assim está carimbado o passaporte para França, onde no próximo ano se disputa o Campeonato da Europa.

Portugal garante a nova presença consecutiva em fases finais de grandes competições. O que outrora é uma raridade passou a regra. Até 1998, a seleção portuguesa apenas o conseguira em quatro ocasiões… De então para cá, nunca mais falhou uma única.

Ontem, João Moutinho fez o único golo da partida, já na segunda parte, quando se sabia que o empate era suficiente. Mas a equipa de Fernando Santos não se contenta com o suficiente e procura o bom.

É impressionante a evolução de Portugal nas grandes competições. É certo que no Mundial de 2014 não foi além da primeira fase, mas em 2012 atingiu as meias finais do Europeu, em 2010 chegou aos oitavos de final do Mundial e dois anos antes qualificara-se para os quartos de final do Europeu.

Feitos alcançados depois de uma final no Campeonato da Europa de 2004 e de um quarto lugar no Mundial’2006.

Em destaque

Subir