Mundo

Mais de uma centena de polícias venezuelanos e militares detidos por tráfico de droga

Mais de uma centena de elementos das forças de segurança da Venezuela, entre eles polícias e militares, foram detidos, desde agosto de 2017, por alegado envolvimento no tráfico de substâncias psicotrópicas e de droga, anunciou hoje o procurador-geral.

“Que significa? Que não há intocáveis, que temos de ir ao fundo e dar sinais muito claros de que quem cometer este tipo de delitos não terá nenhum tipo de impunidade”, disse Tarek William Saab.

O procurador-geral venezuelano falava numa conferência de imprensa em Caracas, na sede do Ministério Público, tendo precisado que estão em curso 64 investigações contra funcionários militares e policiais, que levaram à formação de uma acusação contra 65 elementos das forças de segurança.

Doze outros funcionários foram detidos e 40 estão à espera da respetiva decisão dos tribunais.

Por outro lado, Tarek William Saab explicou que nos últimos 15 meses as autoridades confiscaram 696 viaturas que eram usadas para transportar drogas, das quais 346 eram de uso particular.

Segundo o procurador-geral designado pela Assembleia Constituinte (composta unicamente por simpatizantes do chavismo), foram ainda apreendidos 299 veículos motorizados, 107 camiões, dez pequenos autocarros e quatro máquinas, que estão à disposição do Gabinete Nacional Antidroga.

Em destaque

Subir