Nas Notícias

Mais de 80 desaparecidos em naufrágio no Mediterrâneo

Uma embarcação com 86 migrantes a bordo naufragou no Mediterrâneo, sendo que, até agora, há apenas três sobreviventes e 82 desaparecidos, anunciou hoje a Agência Internacional das Migrações.

O naufrágio aconteceu na quarta-feira, na cidade de Zarzis, Tunísia, um dia depois de um ataque aéreo a um centro de detenção de migrantes na Líbia ter matado pelo menos 44 pessoas.

A embarcação naufragada foi encontrada por pescadores tunisinos, que conseguiram retirar quatro homens do interior, mas não conseguiram encontrar nenhum dos outros passageiros, explicou a chefe da Organização Internacional para as Migrações na Tunísia, Lorena Lando.

Uma das quatro pessoas retirada, um homem da Costa do Marfim, morreu durante a noite e os outros três permaneceram hospitalizados.

No começo da semana, outra embarcação de migrantes, com origem na Líbia, chegou ao porto tunisino de Sfax com 65 pessoas a bordo.

Segundo uma testemunha citada pela agência de notícias espanhola Efe, a embarcação, que partiu dois dias antes da cidade líbia de Zoara, estava à deriva e foram os pescadores que o encontraram que alertaram a Guarda Costeira.

As praias que se estendem entre Tripoli e a fronteira com Tunes converteram-se, nos últimos dois anos, no principal bastião das máfias que traficam seres humanos, apesar da presença reforçada de patrulhas europeias.

Segundo números da Organização Internacional para as Migrações, desde o início deste ano já morreram no mar 597 migrantes que tentavam alcançar as costas da Europa.

Destes, 343 morreram na chamada “rota central”, que parte das costas da Líbia e que é considerada uma das mais mortíferas do mundo.

Os números registados no primeiro semestre deste ano são muito semelhantes aos do total de 2018, quando morreram 620 migrantes que tentavam chegar à Europa, 383 no Mediterrâneo central.

A tendência de aumento começou a registar-se há alguns meses, quando alguns países proibiram que as organizações não governamentais fizessem resgates ou que aportassem nos seus territórios.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias