Nas Notícias

Mais de 40 pessoas retiradas das suas habitações em Albergaria-a-Velha devido ao incêndio

O presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha confirmou hoje que já foram retiradas mais de 40 pessoas, entre as quais várias crianças, de instituições e habitações de vários pontos do concelho.

Em declarações à Lusa, no posto de operações em Albergaria-a-Velha, o presidente da autarquia, António Loureiro, confirmou que durante a tarde desta quinta-feira foram retiradas 19 crianças e dois adultos da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) Aconchego, situada numa das principais “artérias” de Albergaria-a-Velha.

Segundo o autarca, esta quinta-feira foram também retirados vários moradores da localidade da Cova do Fontão e de São João de Loure, sendo que quatro pessoas acabaram por “ficar” nas suas casas.

À Lusa, o autarca admitiu ainda não saber qual o número preciso de habitações evacuadas nas duas localidades.

Esta manhã foi ainda evacuado um acampamento, no qual estavam quatro bebés, 18 crianças e quatro mães.

O presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha contou que naquele concelho a situação se mantém “complexa” devido à mudança do vento.

“O cenário é complicado e temos de ter em consideração que este incêndio tem um perímetro de dois mil hectares, o que, para fazer o rescaldo e todo o controlo, é de uma complexidade enorme”, disse, adiantando prever um “cenário complicado para os próximos dois dias”.

Os vários incêndios hoje a lavrar em Águeda e Albergaria-a-Velha obrigaram ao corte de trânsito na autoestrada 25 (A25) e o Itinerário Complementar 2 (IC2), já reabertos, e na A1, ainda encerrada.

Também devido aos incêndios, as câmaras municipais de Águeda e Albergaria-a-Velha acionaram os respetivos planos municipais de emergência, o que permite aos respetivos presidentes acionar e mobilizar recursos, nomeadamente máquinas e equipamentos julgados úteis para auxiliar no combate às chamas e na proteção de pessoas e bens.

Em destaque

Subir