Mundo

Mais de 20 mortos e dezenas de milhares de casas destruídas por sismo no sul da China

sismo chinaMais de 20 mortos já foram confirmados na sequência do tremor de terra que hoje ocorreu no sul da China. O sismo terá registado uma magnitude de 5,7 na escola de Richter e destruiu mais de 20 mil habitações nas províncias de Yunnan e Guizhou.

Pelo menos 24 pessoas morreram com o sismo que hoje abalou o sul da China, pelas 11 horas locais (4h em Portugal continental), e que terá atingido uma magnitude de 5,7 graus na escala de Richter, embora o serviço geológico dos EUA tenha registado 5,6. O tremor de terra, que teve epicentro na fronteira das províncias de Yunnan e Guizhou, a uma profundidade de 14 quilómetros, destruiu mais de 20 mil casas e obrigou à evacuação de mais de 100 mil pessoas.

Várias réplicas ocorreram nas duas províncias, aumentando o pânico. Em imagens transmitidas pela televisão é visível a concentração de centenas de pessoas nas ruas da cidade de Yunnan, recusando-se a regressar ao interior dos edifícios. “Estava a caminhar na rua quando, subitamente, senti a terra a tremer debaixo dos pés. As pessoas começaram a sair dos edifícios para a rua e a correr”, escreveu um dos habitantes, num blogue, citado pela agência AFP.

Em destaque

Subir