Nas Notícias

Maioria dos melhores velejadores mundiais inscritos no Europeu de laser do Porto

Vinte e três dos 25 melhores velejadores do mundo vão competir entre 18 e 25 de maio no campeonato da Europa da classe laser, em vela, que se realiza no Porto, anunciou hoje a organização.

Numa prova que é, também, de qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, a inscrição de velejadores, segundo o diretor de prova, Diogo Barros, já “atingiu as 320 embarcações”, sendo que Portugal irá “competir com 30 velejadores”.

Apesar de ser um Europeu, a prova “é aberta a todos os países”, mencionando o responsável pela organização do evento “a participação de 53, entres eles, os Estados Unidos, Ilhas Seicheles, China e a Austrália”.

Embora esteja agendada para meio de maio, a preparação da prova já decorre, tendo Diogo Barros revelado que alguns velejadores treinam “desde a semana passada nos dois campos de regatas [ao largo de Vila Nova de Gaia/Porto e de Matosinhos]”.

O antigo velejador olímpico português Gustavo Lima marcou presença na apresentação da prova, hoje no Porto, tendo alertado para a “dificuldade que é velejar” nos dois campos de regatas, “fruto do vento que é normal estar em maio” na região do litoral, e que dita “um grande esforço físico aos velejadores”.

Entre os velejadores portugueses que vão tentar qualificação para os Jogos Olímpicos de 2020 estará Carolina João, que integra o projeto “Esperanças olímpicas” da Federação Portuguesa de Vela.

“Vai ser uma ótima oportunidade para avaliar o nível a que estou”, afirmou Carolina João, destacando o “nível muito alto da prova” provocado pela “presença dos melhores velejadores do mundo” que querem aproveitar o facto de a competição ser de “preparação para Tóquio2020”.

Assumindo como primeiro objetivo “qualificar o país” para os Jogos Olímpicos, quer fazer ‘Frota de ouro’, que é classificar-se na primeira metade da tabela.

Diogo Barros acrescentou “haver vários” velejadores masculinos portugueses que “tentarão a qualificação olímpica no Europeu, entre eles Rui Silveira, Eduardo Marques e o Tomás Pires de Lima”, e nos quais “deposita toda a esperança” para representarem o país na prova.

Em destaque

Subir