Economia

Maioria dos investidores põe um país fora do euro e não crê no cumprimento de Portugal

eurosDe acordo com uma sondagem da Bloomberg, mais de metade dos investidores (57 por cento) manifesta convicção de que pelo menos um país abandonará a moeda única ainda em 2012. A Grécia está no topo das desconfianças, mas Portugal também provoca descrença. Participaram neste trabalho 1253 investidores e analistas.

Sondagem da Bloomberg revela pouca confiança dos investidores na solução para a crise nos países mais vulneráveis, sendo que 57 por cento acredita que pelo menos um dos estados vai ter de deixar o projeto do euro.

Dos 1253 analistas e investidores que participaram neste trabalho, 57 por cento manifesta crença de que haverá pelo menos um país abandonará a Zona Euro, atualmente composta por 17 países.

Esta percentagem representa um aumento exponencial, em comparação com estudo idêntico realizado há apenas três meses. Em janeiro, somente 11 por cento dos investidores apontavam essa saída do euro de algum país durante o ano de 2012.

A Grécia é apontada como o elo mais fraco da Zona Euro e o país que poderá deixar a moeda única. Mais de 90 por cento dos investidores e analistas considera que o incumprimento grego é uma fatalidade.

Num olhar sobre Portugal, a percentagem de investidores descrentes na capacidade do país cumprir o memorando fica-se pelos 63 por cento, o que, não deixa de ser uma percentagem elevada, apesar de estar aquém da ‘tragédia grega’.

A pesquisa da Bloomberg incidiu sobre a crise europeia, sendo que há uma crescente preocupação dos inquiridos relativamente à capacidade de cumprimento da Espanha. Metade acha que o Governo não será capaz de aguentar a armada espanhola à tona da água.

Outro dado relevante é o desinteresse em investir na França, depois da derrota de Sarkozy. Hollande representa, para os investidores, um risco acrescido, em virtude das mudanças de políticas propostas pelo novo chefe de Estado francês.

Em destaque

Subir