Economia

Maioria dos alunos do ensino secundário tem poupança

Cetelem desenvolve inquérito junto de alunos de escolas secundárias para perceber qual o grau de conhecimento e de que forma os jovens fazem a gestão das suas finanças. Conclusão: 66 por cento dos inquiridos tem noção da importância da poupança e poupam dinheiro.

Dos 33 por cento que afirmam não possuírem poupança, 19 por cento indica que, em breve, pretende vir a fazê-lo. Os inquéritos foram realizados no seguimento das sessões financeiras e crédito responsável realizadas pelo Cetelem, a alunos do ensino secundário, entre dezembro de 2010 e abril de 2011.

No âmbito das sessões Educação Financeira e Crédito Responsável, o Cetelem realizou um inquérito junto de 1174 jovens, no qual tentou perceber a origem do seu dinheiro e a forma como o gerem.

E 46 por cento dos jovens afirmam ter mesada, ou pedem dinheiro aos pais de acordo com as suas necessidades. Tal é justificado pelo facto de 78 por cento afirmar que apenas estuda. Ainda assim, 22 por cento afirma ter uma atividade profissional.

Relativamente à gestão dos custos mensais, oito em cada dez dos jovens inquiridos alegam ter uma noção dos seus gastos mensais. Quando questionados sobre “despesas desnecessárias”, 56 por cento dos alunos afirma ter este tipo de despesas, 39 dizem que raramente e cinco por cento alega nunca ter este tipo de impulso de compra.

Em termos de futuro, a maioria dos jovens (61 por cento) afirma pretender tornar-se independente financeiramente entre os 19 e os 25 anos e 22 por cento entre os 26 e os 30 anos, o que poderá revelar a intenção de frequentar o ensino superior.

Quando se coloca a questão do recurso ao crédito para projetos futuros de compra casa ou carro, três em cada dez jovens não pensa recorrer ao mesmo, 42 pretende recorrer apenas para comprar casa e seis por cento para comprar carro.

Em destaque

Subir