Nas Notícias

Maior apagão da TDT acontece hoje na região de Lisboa

tdtO emissor de Monsanto é hoje desligado, deixando de fornecer televisão analógica a cerca de dois milhões de pessoas. Este apagão afeta os distritos de Lisboa, Santarém, Setúbal e Évora e vai deixar quem ainda não tem TDT sem acesso aos canais gratuitos.

É o maior apagão da primeira fase de mudança da televisão analógica para a tecnologia da televisão digital terrestre (TDT). O emissor de Monsanto vai ser desligado, pelo que os retransmissores dos distritos de Lisboa, Santarém, Setúbal e Évora deixarão de ter sinal analógico. Calcula-se que dois milhões de pessoas sejam abrangidas com a mudança de hoje.

O apagão só não terá efeitos mais visíveis dada a grande cobertura de serviços de televisão paga na região da Grande Lisboa. Por outro lado, as duas mudanças anteriores – com o fim da emissão analógica em Palmela e em Monchique – serviram para alertar as pessoas para a necessidade de adquirirem os equipamentos necessários à conversão de sinal.

Segundo a autoridade do setor, a ANACOM, 70 por cento da população portuguesa já está equipada para receber o sinal digital. Para tal, basta possuir um televisor compatível com as normas DVB-T e MPEG-4/H.264. Para alguns dos modelos mais antigos é possível comprar um descodificador, sempre com o cuidado de verificar as ligações que o televisor aceita: o mais comum é a entrada SCART.

Nas chamadas zonas sombra, em que a cobertura da TDT apresenta deficiências, é quase obrigatório comprar um ‘kit satélite’. A ANACOM estima que o número de pessoas nestas zonas seja à volta de 100 mil.

As pessoas com grau de deficiência igual ou superior a 60 por cento, que recebam rendimento social ou tenham uma pensão inferior a 500 euros mensais têm direito a um subsídio para a aquisição do descodificador. Este apoio é atribuído uma única vez por habitação, desde que a mesma não tenha televisão paga. O valor do subsídio é de 50 por cento do custo do equipamento, até um teto máximo de 22 euros.

Ao todo, o apagão de hoje vai afetar 28 concelhos, embora alguns só de forma parcial, quando os retransmissores de Areeiro, Barcarena, Caparica, Carvalhal, Cheleiros, Estoril, Graça, Montemor-o-Novo, Odivelas, Sintra, Malveira, Sobral de Monte Agraço, Coruche e Cabeção forem desligados. Algumas localidades no distrito de Portalegre poderão, também, sentir os efeitos da operação de hoje.

A mudança de tecnologia, do analógico para a TDT, ficará concluída até 26 de abril, data em vão ser desligados os últimos emissores analógicos

Em destaque

Subir