Nas Notícias

A maior ação mundial diária de caridade chega a Portugal

A Grande Orquestra de Caridade de Natal – uma iniciativa polaca que se destina a recolher fundos para apoiar cuidados médicos  – pela primeira vez na sua história decorre em Portugal. O evento está marcado para o dia 14 de janeiro, na Fábrica da Pólvora de Barcarena.

A Grande Orquestra de Caridade de Natal, a Wielka Orkiestra Swiatecznej Pomocy (WOSP), realiza-se na Polónia desde 1993, sempre no primeiro ou segundo domingo do ano.

Por detrás desta iniciativa está a Fundação Grande Orquestra de  Caridade de Natal, uma das maiores ONG sem fins lucrativos da Polónia, liderada por Jerzy Owsiak.

Desde o início de atividade, o WOSP recolheu quase 200 milhões de euros, aproveitados para ajudar os cuidados médicos nas áreas da cardiocirurgia, neonatologia, oncologia pediátrica, doenças renais, doenças congénitas, recém-nascidos, crianças e idosos.

Até agora o valor máximo foi conseguido em 2017, ano em que num só dia foram recolhidos mais de 25 milhões de euros.

No dia da recolha, o chamado ‘Grande Finale’, milhares de voluntários de toda a Polónia saem para as ruas para pedir doações que recolhem em latas especiais onde está inscrito um coração vermelho – um símbolo que recebem também todos os que ajudam.

No domingo do ‘Grande Finale’ nas ruas da Polónia é difícil encontrar pessoas sem esta marca. Durante este dia realizam-se grandes festas um pouco por todo o país, e também no estrangeiro, entre as comunidades polacas.

Em 2018, no dia 14 de janeiro, pela primeira vez na sua história, o ‘Grande Finale’ chega também à Portugal.

Desta vez o objetivo é recolher dinheiro para a igualdade de oportunidades no tratamento de recém-nascidos na Polónia.

O evento em Portugal é organizado pela Associação Sócio Cultural “Polónia”. Segundo Iwona Sadłowska da associação, a festa será uma ótima oportunidade para se juntar num ambiente multicultural, com um objetivo nobre – o de apoiar as crianças.

O evento decorre na Fábrica da Pólvora de Barcarena (Estrada das Fontaínhas,  2730-085 Barcarena). Desde as 13h00, até a noite, não vai faltar a diversão tanto para os miúdos, como para os adultos.

Haverá um baile infantil, uma aula de danças escocesas, concursos, um leilão de arte e delícias polacas. Como uma estrela vai atuar o músico português João de Sousa, bem conhecido na Polónia, onde vive.

A entrada para a festa é livre.

Em destaque

Subir