Nas Notícias

Maia não se conforma com ‘desvio’ de centro do CEIIA para Matosinhos

guilherme_pintoOs presidentes das Câmaras Municipais da Maia e de Matosinhos geraram uma polémica, relacionada com a nova unidade de aeronáutica do Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA). Guilherme Pinto, líder do executivo matosinhense, anunciou a cedência do espaço para as novas instalações. Bragança Fernandes, seu homólogo da Maia, estranha não ter sido ouvido no processo.

O Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel está a desenvolver projetos de aeronáutica e vai construir uma nova unidade de investigação, tendo em vista essa estratégia. A Câmara Municipal de Matosinhos anunciou a cedência de um terreno para o efeito e nasceu uma polémica.

O presidente da Câmara da Maia mostrou-se surpreendido por desconhecer esta construção. “Nunca ninguém falou comigo. E como é possível que a candidatura acabe no dia 6 de janeiro e o presidente da Câmara Municipal da Maia não tenha conhecimento de que vai haver uma construção de 10 mil metros quadrados? Por que razão o centro sai da Maia?”, questionou, em declarações à RTP.

O socialista Guilherme Pinto também fica surpreendido, mas com a reação do social-democrata Bragança Fernandes: “As pessoas não podem ficar indignadas quando Matosinhos dá conta de um pedido de licenciamento foi apresentado da forma como deveria”.

O autarca matosinhense justifica o facto de esta cedência de terreno ter sido ocultada. “Não falei publicamente do assunto, até ao momento em que ele foi agendado na Câmara, para corresponder ao pedido de licenciamento e financiamento, onde a localização apontada é Matosinhos”, disse, à RTP.

Mas Bragança Fernandes não se conforma. Lembra que o Tecmaia, onde o CEIIA está instalado, tem espaço para a nova unidade que pretende construir. E lembra que, em alternativa, existe o aeródromo da Maia.

“Não está em causa onde deve ser criado o centro. Está em causa o dinheiro dos portugueses, não é o facto de ser na Maia ou em Matosinhos. Tem de ser no melhor local, onde existem os melhores equipamentos e com custos mais reduzidos”, realça o líder do executivo maiato. Bragança Fernandes tem agendada uma reunião com os responsáveis do CEIIA.

Em destaque

Subir