Nas Notícias

Maia: estacionamento junto à estação Parque Maia em vias de ser tarifado

estacao parque maiaO estacionamento associado às estações de metro foi o principal problema abordado no fórum sobre mobilidade sustentável, ainda a decorrer na Maia. A ideia mais realçada no encontro é que a autarquia se prepara para tarifar o estacionamento junto à estação Parque Maia.

Deve o estacionamento junto à estação de metro Parque Maia ser tarifado? Esta foi a questão mais discutida durante o 2.º Fórum Participativo: Plano Mobilidade Sustentável Concelho da Maia, ainda a decorrer no pequeno auditório do Fórum da Maia. O parque de estacionamento está sobrelotado, especialmente devido ao estacionamento de longa duração, e registam-se cada vez mais incidentes de ocupação ilegal da via pública.

Como o Parque Central é tarifado, os utilizadores do metro do Porto fogem para a estação Parque Maia, periférica à cidade. Para responder ao excesso de procura, a Câmara da Maia e as autoridades ligadas à mobilidade estão a ponderar tarifar o estacionamento, criando um bilhete combinado com o do metro, o que irá penalizar quem reside junto ao perímetro externo do centro da Maia: o atual excesso de procura vai sobrecarregar outras zonas circundantes, como a envolvente à feira e o Chantre.

O objetivo do Fórum não era exatamente dar soluções, mas mais auscultar a população para tentar responder a problemas concretos. Contudo, a marcação do evento para as 14h30 de um dia de semana acabou por ditar uma participação muito reduzida: cerca de 20 pessoas.

Em destaque

Subir