Nas Notícias

MAI: Ministro assume dificuldades nas forças de segurança

Apesar de contornar a questão, o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, confirmou que as forças de segurança enfrentam problemas financeiros. PSP e GNR necessitam de 350 milhões de euros para pagar dívidas a polícias e fornecedores, segundo o jornal Público.

As dificuldades financeiras levaram a restrições nas esquadras e a dificuldades em pagar salários aos agentes da PSP e da GNR, garante o Público. O ministro da Administração Interna foi convidado a comentar este problema e não conseguiu esconder as limitações.

“Há problemas de resolução mais difícil. Alguns são pontuais, não o quero negar, mas o essencial está assegurado, como não poderia deixar de ser. Temos de adequar o funcionamento das forças de segurança sem nenhuma quebra da capacidade operacional. Temos de fazer mais por menos”, disse Miguel Macedo,

Confrontado com a notícia do Público, sobre a ausência de verbas para pagar salários, o membro do Governo tentou contornar a questão: “No meu ministério, eu quero que não falte empenhamento, dedicação e garantia da segurança e da ordem pública. E eu tenho a certeza de que isto não falta”.

Mas se a operacionalidade das forças de segurança “não está em causa”, a verdade é que há problemas. Miguel Macedo diz que as questões estão a ser “resolvidas e desbloqueadas”, sem que desse facto decorram “constrangimentos maiores do que aqueles que decorrem das limitações económicas” do país.

Em destaque

Subir