Nas Notícias

Mãe prepara uma sande de Smarties para o almoço do filho

smartiesO condado de Linconshire, em Inglaterra, despertou para um problema de peso ao descobrir o exemplo de uma mãe que preparou uma sande de Smarties para o filho almoçar na escola.

Uma criança inglesa foi descoberta a almoçar uma sande de Smarties, um chocolate com cobertura colorida. Este exemplo chocou os responsáveis pelo sistema de saúde em Linconlshire, que estão a testar agora um sistema de refeições gratuitas nas escolas.

Os delegados de saúde realizaram uma série de inspeções para descobrir os hábitos alimentares dos alunos e descobriram, para surpresa geral, que a maioria dos almoços se baseia em batatas fritas, doces e chocolate. “Foi horrível ouvir sobre a sande de Smarties”, confessou o diretor-assistente de saúde pública, Lynne McNiven.

“Fomos às escolas para saber o que as crianças comem e encontrámo-las almoçando o que chamaria de piqueniques, o tipo de almoço que se pode ter de vez em quando, mas não todos os dias”, acrescentou. A reação passou pela elaboração de menus mais saudáveis, à base de massas, batata cozida e carnes magras. Em consequência, o próprio comportamento das crianças melhorou.

A mudança para menus mais saudáveis causou “alguma preocupação” junto dos responsáveis escolares, mas logo os mesmos “descobriram que a experiência é positiva porque ensina os alunos a comerem corretamente”, explicou Lynne McNiven.

O problema da obesidade infantil é crescente em Inglaterra, ao ponto de em Lincolnshire uma em cada três crianças ser considerada obesa. As estatísticas revelam que 25 por cento dos rapazes e 33 por cento das raparigas entre os dois e os 19 anos estão acima do peso, o que tem levado os responsáveis governamentais a pensar numa reestruturação do sistema.

A oferta de menus escolares está à experiência em Linconlshire e em cima da mesa estão outras alternativas, como a possibilidade de descontos nas refeições em ambiente escolar. Os almoços grátis são apenas para benefício de crianças oriundas de famílias carenciadas, num critério que abrange também as situações em que um dos pais recebe subsídio de desemprego outro apoio estatal.

Em destaque

Subir