Nas Notícias

Madrid: Salão de turismo FITUR distingue stand de Portugal

fiturO galardão de ‘Melhor Stand Internacional’ da 32.ª edição da FITUR foi de novo entregue a Portugal. Esta feiras de turismo, que decorre em Madrid, é considerada uma das maiores do mundo.

Portugal arrecadou novamente a distinção de ‘Melhor Stand Internacional’, naquela que é considerada a mais mediática feira europeia de turismo do mundo e que recebeu, na edição de 2012, mais de 200 mil pessoas.

Apesar de contar este ano com um espaço mais reduzido, em virtude da contenção orçamental, Portugal voltou a vencer o mais destacado prémio para os stands dos destinos internacionais na FITUR.

Na 32.ª edição da FITUR, o Turismo de Portugal optou por preencher o espaço com grandes consagrações internacionais, desde a literatura à arquitetura, passando pela música. Natural destaque para os seus prémios Nobel da Literatura, Pritzker da Arquitetura e património imaterial da humanidade, no caso do Fado.

A diversidade da oferta turística representada no espaço do Turismo de Portugal, bem como a sua disposição inovadora, interativa e convidativa, estiveram na base do prémio atribuído pela organização do certame, que elogia também o “forte apelo visual sobre as (sete) distintas áreas de informação”.

A presença portuguesa recebeu o prémio na categoria ‘Países’, distinção que se soma ao reconhecimento internacional do stand noutros certames internacionais. Em 2010, o stand foi premiado no World Travel Market (Londres) como o ‘Melhor para fazer negócios’ e no mês passado, em Barcelona, recebeu na EIBTM a distinção ‘Stand de Negócios mais Inovador’.

O organismo liderado por Frederico Costa escolheu, aliás, o melhor da consagração lusa além-fronteiras para ajudar a vender o Destino Portugal na feira de Madrid. Em consequência, o fado, recentemente reconhecido como Património Imaterial da Humanidade, vai ser uma das ‘estrelas’ do stand nacional, promovido a vários níveis e com acompanhamento musical tocado e ao vivo. O espaço recorre às mais recentes tecnologias de exibição de conteúdos e de eficiência energética e reduz custos.

Os príncipes das Astúrias também visitaram o stand de Portugal durante a inauguração da Feira Internacional onde foram recebidos pela secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, pelo embaixador de Portugal em Madrid, Álvaro José de Mendonça e Moura, e por responsáveis do Turismo de Portugal.

Espanha é um dos principais mercados emissores de turistas para Portugal. Até novembro de 2011, o mercado espanhol registou um bom desempenho, com 1,31 milhões de hóspedes (mais dois por cento do que em 2010) a preferirem a oferta hoteleira nacional, gerando 3,3 milhões de dormidas (mais 7,6 por cento) e 1025 milhões de euros em receitas turísticas.

Em destaque

Subir