Economia

“Madeira queimada é mais cara do que a verde de Espanha”, queixam-se os profissionais

O Estado conseguiu apenas 65 por cento da verba prevista com o leilão de madeira queimada, hoje realizado. Os profissionais do setor queixam-se do preço, garantindo que fica mais barato comprar madeira verde em Espanha do que a queimada em Portugal.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) vendeu, em hasta pública, 52 dos 114 lotes de madeira queimada proveniente de matas nacionais e mais de 20 zonas sujeitas ao regime florestal.

O Estado arrecadou com o leilão, realizado em Viseu, cerca de 2,85 milhões de euros, quando o valor base dos lotes apontava para uma receita mínima de 4,4 milhões de euros.

A culpa, dizem os madeireiros, é do preço elevado.

No norte, fica mais barato ir a Espanha comprar madeira verde do que a madeira queimada de Portugal.

“Fica muito mais barato comprar em Espanha”, garantiu Paulo Silva, citado pela TSF.

À mesma rádio, Avelino Reis, que no leilão desta manhã gastou 76 mil euros parar comprar de três lotes, corroborou a tese.

“Vi aqui madeira queimada, principalmente a que vai para as serrações, a ser vendida mais cara do que se fosse verde”, revelou.

Os dois empresários acusaram ainda o ICNF de adotar critérios pouco transparentes para a hasta pública, explicando que os lotes foram compostos por amostragem e não se responsabilizando se os mesmos tivessem menos árvores do que o anunciado.

Em destaque

Subir