Nas Notícias

Madeira: PSD a votos entre a “esperança” de Alberto João Jardim e a “mudança” de Miguel Albuquerque

alberto joao jardimO PSD vai hoje a votos na Madeira, na primeira vez em que Alberto João Jardim tem de enfrentar nas diretas os adversários internos. Miguel Albuquerque, em tempos considerado o ‘delfim’ do líder do Governo Regional, avança contra Jardim em busca da presidência do PSD-Madeira.

O histórico líder do PSD na Madeira, Alberto João Jardim, nunca teve problemas em assegurar as rédeas dos sociais-democratas na região. Até hoje: pela primeira vez, um militante ‘ousa’ disputar nas diretas a liderança do PSD-Madeira ao político que governa o arquipélago desde 1978. O adversário de Jardim é Miguel Albuquerque, o presidente da Câmara do Funchal que, há anos, era apontado como o ‘delfim’ do presidente do Governo Regional.

Ao ser desafiado por Albuquerque, Alberto João Jardim optou por reagir à “golpada urdida no interior do partido” e convocou um congresso antecipado, recandidatando-se à liderança do PSD-Madeira para “capar esta golpada à nascença”, permitindo aos sociais-democratas entrar em 2013, “é um ano de eleições autárquicas”, com um partido coeso e unido em torno do líder. Leia mais aqui.

Foi em maio que Miguel Albuquerque anunciou a intenção de concorrer à liderança do PSD-Madeira, rejeitando as críticas de traição de quem o apontava como o sucessor natural de Jardim. “Nunca apoiei incondicionalmente ninguém”, frisou o edil do Funchal, garantindo que é preciso terminar com “surto de prepotência e pensamento único” que Jardim, como “dono” do partido, impôs aos sociais-democratas do arquipélago.

Se Alberto João Jardim “fez muito” pela Madeira, como reconheceu o rival interno, também fechou o PSD local “numa espécie de redoma, onde o partido deixou de existir e a única coisa que existe é o líder”.

A resposta a Albuquerque estava pronta. “Nos outros países, só se contesta o líder quando o líder está na oposição, ou quando perdeu eleições. Aqui, a Madeira tem dessas originalidades. Contesta-se um líder que está eleito por maioria absoluta para governar durante quatro anos”, ironizou Jardim.

O PSD-Madeira vai hoje a votos em eleições diretas para apurar o líder do partido. A 24 e 25 de novembro, os sociais-democratas vão reunir-se em congresso regional, no qual irão definir a estratégia política a seguir: ou a moção “Realizar Esperança”, de Alberto João Jardim, ou a proposta de um “Tempo de mudança”, de Miguel Albuquerque.

Em destaque

Subir