Nas Notícias

Madeira, Açores e 14 distritos do continente em risco muito elevado de exposição ultravioleta

Catorze distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e dos Açores apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco muito elevado de exposição à radiação UV estão os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Leiria, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro e os arquipélagos da Madeira e dos Açores.

O distrito de Aveiro apresenta um risco elevado, Viana do Castelo moderado e Braga e Porto estão com níveis baixos.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado nas regiões Norte e Centro e no litoral da região Sul até meio da manhã, nebulosidade que deverá persistir durante a tarde em alguns locais a norte do Cabo Raso, onde há possibilidade de ocorrência de precipitação fraca até ao meio da manhã.

De acordo com o Instituto, durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade no interior Norte, onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante oeste, tornando-se moderado no litoral e nas terras altas a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal, em especial no interior, pequena descida da temperatura mínima e subida da máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus (na Guarda e em Viseu) e os 17 (em Aveiro e Faro) e as máximas entre os 20 (no Porto e em Viana do Castelo) e os 32 (em Bragança).

Para a Madeira prevê-se céu pouco nublado, aumentando gradualmente de nebulosidade a partir da tarde, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos a partir do meio da tarde, em especial nas vertentes norte e terras altas da ilha e vento em geral fraco do quadrante oeste.

No Funchal, as temperaturas vão variar entre os 19 e os 23 graus Celsius.

No grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) prevê-se céu muito nublado, com boas abertas a partir da tarde e vento norte bonançoso a moderado, rodando para oeste.

Para o grupo central (Graciosa, S. Jorge, Faial, Pico e Terceira) prevê-se céu muito nublado, com boas abertas a partir da tarde, possibilidade de aguaceiros fracos e vento fraco, tornando-se bonançoso de oeste.

No grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) estão previstos períodos de céu muito nublado com abertas, possibilidade de aguaceiros fracos na tarde e vento fraco.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão oscilar entre os 18 e os 24 graus, na Horta entre os 19 e os 26, em Angra do Heroísmo entre os 19 e os 25 e em Ponta Delgada entre os 18 e os 25.

Em destaque

Subir