Nas Notícias

Madeira, Açores e 12 distritos do continente em risco muito elevado de exposição ultravioleta

Doze distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e dos Açores apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco muito elevado de exposição à radiação UV estão os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro, o arquipélago da Madeira e os grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Graciosa, S. Jorge, Faial, Pico e Terceira) dos Açores.

O grupo oriental (Santa Maria e São Miguel) apresenta hoje um risco elevado e os distritos do Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria estão com níveis moderados.

Os distritos de Viana do Castelo e Braga apresentam risco baixo, segundo o IPMA.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro do continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do litoral, onde há possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco.

Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade nas regiões do interior, onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, podendo ser de granizo e acompanhados de trovoada, em especial no interior Norte.

A previsão aponta ainda para vento fraco, soprando moderado nordeste nas terras altas do interior até ao início da manhã, neblina ou nevoeiro matinal nas regiões do litoral e descida da temperatura máxima, em especial no interior Centro.

Na região Sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até final da manhã, em especial no litoral oeste, vento fraco, soprando temporariamente moderado do quadrante oeste na faixa costeira durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida da temperatura máxima no interior.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre 15 graus Celsius (em Viana do Castelo, Leiria, Guarda, Évora e Beja) e os 19 (em Bragança) e as máximas entre os 21 (no Porto e em Viana do Castelo) e os 35 (em Bragança).

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado e vento fraco. No Funchal, as temperaturas vão variar entre os 19 e os 23 graus.

O IPMA aguarda para o grupo ocidental dos Açores períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos, especialmente na madrugada e manhã e vento norte bonançoso.

Para os grupos central e oriental prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas e vento fraco a bonançoso.

Em Santa Cruz das Flores e na Horta as temperaturas vão oscilar entre os 19 e os 25 graus, em Angra do Heroísmo entre os 19 e os 24 e em Ponta Delgada entre os 18 e os 24.

Em destaque

Subir