Desporto

Machado quer “três lugares no top 16” no Mundial de piscina curta

nat m p cO diretor-técnico nacional da Federação Portuguesa de Natação, José Machado, considera que se forem obtidas três classificações no top 16 no Campeonato do Mundo de piscina curta, que se realiza entre amanhã e domingo em Doha (Qatar), “será uma participação portuguesa bem sucedida”.

Diogo Carvalho e Alexis Santos são os representantes da Seleção Nacional no Mundial de Absolutos que vai contar com a presença de mais de 1.100 atletas em representação de 171 países, entre os quais nomes como Ryan Lochte (Estados Unidos da América), Chad Le Clos e Roland Schoeman (África do Sul), Katinka Hosszu (Hungria), Daniel Gyurta (Hungria) ou Mireia Belmonte (Espanha).

“Num Mundial com um nível muito forte, considero que a participação portuguesa será bem sucedida se forem obtidas três classificações no top 16. Se os dois nadadores presentes estiverem perto do seu melhor nível, este objetivo será atingido”, afirma o responsável técnico português.

Diogo Carvalho está inscrito nos 100, 200 e 400 estilos e 200 mariposa, enquanto Alexis Santos vai nadar os 50 e 100 costas e 100 estilos.

As eliminatórias realizam-se a partir das 06h30 (hora portuguesa) e as meias-finais e finais a partir das 15h00 (hora portuguesa).

Em paralelo, numa iniciativa inédita da Federação Internacional de Natação (FINA), realiza-se uma competição para nadadores jovens nascidos entre 1998 e 2000. João Vital e Tamila Holub são os representantes de Portugal na primeira edição da FINA Youth Programme que vai contar com a participação de 350 atletas.

O Campeonato do Mundo de piscina curta pode ser acompanhado neste site.

Em destaque

Subir