Categorias: MundoNas Notícias

Macedónia será o 30.º membro da NATO a partir de 2020

O secretário-geral da NATO disse hoje que a organização está preparada para receber a Macedónia do Norte como o seu 30º membro, o que deve acontecer já em 2020 depois de encerrada uma disputa de décadas entre Atenas e Skopje.

O anúncio foi feito durante uma conferência de Imprensa conjunta de Jens Stoltenberg com o primeiro-ministro da Macedónia do Norte, Zoran Zaev, em Skopje, onde a cúpula da NATO disse estar preparada para receber o seu novo elemento.

“Esperamos que a nossa adesão seja formalizada na cimeira da NATO, já em dezembro, em Londres (…). Mas não há nenhum problema se tal apenas acontecer nos primeiros meses do próximo ano”, afirmou Zaev.

“Aguardo com expectativa o dia em que a Macedónia do Norte se torne o 30º membro da NATO”, afirmou por seu turno o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, que não especificou uma data para a entrada oficial do país na aliança e salientando a relevância deste facto para a região.

Até agora, 14 estados membros da NATO ratificaram ou abriram procedimentos para ratificar o protocolo de adesão da Macedónia do Norte na aliança militar, faltando ainda 15, dos 29, para que a país possa ser considerado membro de plenos direitos na organização militar.

Stoltenberg e os 29 embaixadores dos membros da Aliança do Atlântico Norte chegaram a Skopje na noite de domingo para se encontrarem com a agência de integração da Macedónia do Norte na organização.

A delegação também se reuniu com o presidente do país, Stevo Pendarovski, e com o porta-voz do Parlamento, Talat Xhaferi.

A integração desta pequena República da ex-Jugoslávia na NATO acontece depois de os governos de Skopje e de Atenas terem resolvido uma longa disputa sobre o nome da região anteriormente conhecida como Antiga República Jugoslava da Macedóna.

Após o acordo, a Grécia levantou o seu veto à adesão de Skopje à NATO, imposta em 2008.

Em janeiro deste ano o país foi oficialmente batizado de Macedónia do Norte e em fevereiro os membros da NATO começaram a ratificar o protocolo de entrada.

A Grécia foi o primeiro Estado membro a ratificar o documento e pediu a outros que permitissem a adesão da Macedónia do Norte à Aliança.

A Macedónia do Norte mantém boas relações com a NATO desde os primeiros anos da sua independência e, em 1995, tornou-se membro de seu programa de Colaboração para a Paz.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: homeMacedóniaNATO

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias