Motores

Macau de regresso ao calendário do WTCC em 2017

Start. 04 CORONEL Tom (Ned) Chevrolet Cruze Tc1 Team Roal Motorsport Action during the 2014 FIA WTCC World Touring Car Championship, Guia International Circuit from November  14th to 16th 2014, Macau. Photo Florent Gooden / DPPI.

.

O Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA) anunciou o calendário provisório do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC) de 2017, onde a maior novidade é o regresso de Macau.

Não sendo propriamente uma surpresa, o regresso da disciplina ao antigo território português do extremo oriente é apenas uma das novidades da competição na próxima temporada.

Para além de Macau, também Monza integra o WTCC em 2017, onde o campeonato terá apenas 10 jornadas, contra as 12 realizadas esta temporada, registando-se a saída do calendário de Paul Ricard (França) e Slovakia Ring (Eslováquia), sendo que a prova russa se manterá na Moscovo Raceway não se confirmando a mudança para Sochi.

Além disso o Conselho Mundial da FIA , reunido em Viena (Áustria), anunciou que haverá uma segunda corrida (a principal) que distribuirá mais pontos do que a primeira. Nessa ‘Main Race’ o vencedor marcará 30 pontos, o segundo 23, o terceiro 19, o quatro 16, o quinto 13, o sexto 10, o sétimo 7, o oitavo 4, o nono 2 e o décimo 1.

Está em estudo a introdução de uma ‘joker lap’ (volta com trajeto suplementar obrigatório) como acontece nos campeonatos de ralicross.

O campeonato iniciar-se-á a 9 de Abri em Marraquexe, para se concluir em Losail a 1 de Dezembro, depois da passagem por Macau, a 19 de Novembro.

18 MONTEIRO Tiago (Por) Honda Civic Tc1 Team Honda Racing Jas Action during the 2014 FIA WTCC World Touring Car Championship, Guia International Circuit from November  14th to 16th 2014, Macau. Photo Florent Gooden / DPPI.

Calendário de 2017
9 de Abril Marraquexe (Marrocos)
30 de Abril Monza (Itália)
14 de Maio Hungaroring (Hungria)
27 de Maio Nordschleife (Alemanha)
25 de Junho Vila Real (Portugal)
6 de Agosto Termas De Rio Hondo (Argentina)
15 de Outubro Xangai (China)
29 de Outubro Motegi (Japão)
19 de Novembro Macau (China)
1 de Dezembro Losail (Qatar)

Em destaque

Subir