Nas Notícias

Macau regista três casos locais da febre de dengue em dois dias

As autoridades de Macau anunciaram hoje que foram detetados três casos locais da febre de dengue, todos da mesma família, e admitiram que outros possam surgir, apelando aos residentes a adoção de medidas de prevenção.

“Não podemos excluir a possibilidade da propagação da febre de dengue”, disse hoje o coordenador do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças, Lam Chong.

De acordo com os Serviços de Saúde do território, os primeiros sintomas – febre, dores articulares e de cabeça – surgiram no dia 24 de setembro a um homem de 65 anos que vive perto das famosas Ruínas de São Paulo que todos os dias são visitadas por milhares de turistas.

Na quarta-feira, o doente apresentou uma erupção cutânea em todo o corpo e recorreu ao hospital, sendo internado para receber tratamentos médicos. Na sexta-feira foi confirmado o resultado positivo do teste ao tipo III do vírus da febre de dengue.

Hoje, Lam Chong anunciou que foi também diagnosticado febre de dengue ao filho e ao neto do homem de 65 anos, que vivem todos na mesma casa.

Segundo as autoridades, tratam-se de casos locais e não importados, já que os pacientes negaram terem viajado nos 14 dias anteriores à manifestação dos sintomas da doença.

Os Serviços de Saúde e o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM) vão reforçar os trabalhos de eliminação dos mosquitos e de verificação de fontes de proliferação nos referidos locais e apelaram à colaboração dos residentes da zona para que adotem medidas antimosquito.

As autoridades de Macau, juntamente com cerca de 20 voluntários, estiveram hoje numa ação de rua com o objetivo de apelar aos residentes para que adotem medidas de prevenção e para travarem a proliferação dos mosquitos que transmitem a doença, estando previstas mais ações em estaleiros de obras e terrenos particulares, jardins ou parques públicos.

Hotéis e templos do território vão também ser alvo de inspeções periódicas, explicaram as autoridades.

A dengue é uma doença viral transmitida pelos mosquitos Aedes e é geralmente acompanhada por sintomas como dor de cabeça, febre, exaustão, dores musculares e articulares severas, glândulas inchadas, vómitos e erupções cutâneas.

Em 2017, foram registados em Macau pelo menos 16 casos de febre de dengue, sendo que este ano já foram diagnosticados quatro casos locais.

Em destaque

Subir