Nas Notícias

Macau regista crescimento de 31,3% nas importações de países lusófonos

Macau importou em janeiro mercadorias dos países lusófonos no valor de 95 milhões de Patacas (10 milhões de euros), um crescimento de 31,3 por cento em comparação a igual período de 2017, informaram hoje as autoridades do território.

As exportações de Macau para os países de língua portuguesa cresceram no primeiro mês do ano, mas o défice da balança comercial com os países lusófonos continua a aumentar.

Segundo a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), Macau exportou para os países lusófonos mercadorias no valor de 122 mil de patacas (13 mil euros), um aumento de 670 por cento, face a igual período do ano passado, mas muito inferior aos 95 milhões de patacas em produtos importados.

No total, as exportações do território subiram 24,6 por cento até final de janeiro, para 1,53 mil milhões de patacas, mas o défice da balança comercial continua a aumentar fruto do crescimento das importações em 7,2 por cento, para 8,97 mil milhões de patacas.

As exportações para a China continental atingiram, no período em análise, 167 milhões de patacas, uma quebra de 21,9 por cento face a idêntico período do ano passado.

O valor das exportações para as nove províncias do Delta do Rio das Pérolas, vizinhas de Macau, no sul do país, caiu 23,8 por cento.

As vendas para os Estados Unidos e União Europeia subiram 74,9 por cento e 27,9 por cento, respectivamente.

Também as exportações para o vizinho Hong Kong aumentaram 38,6 por cento para 1,12 mil milhões de patacas.

O valor total do comércio externo de mercadorias em Macau correspondeu a 9,59 mil milhões de patacas, mais 9,4 por cento face ao período idêntico de 2017.

Em 2018, Portugal exportou para Macau mercadorias no valor de 329 milhões de patacas (35,5 milhões de euros), um crescimento de 23,2 por cento em comparação com 2017, de acordo com dados oficiais.

Segundo a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), os produtos mais exportados de Portugal para Macau no ano passado foram bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres (78,5 milhões de patacas) e vestuário e acessórios (66,5 milhões de patacas).

Em destaque

Subir