Categorias: MundoNas Notícias

Macau quer apostar no desenvolvimento de “novos setores”

O chefe do Governo de Macau, Fernando Chui Sai On, defendeu hoje a aposta no desenvolvimento de “vários novos setores”, de forma a garantir a diversificação económica do território e o reforço da cooperação regional.

Convenções, exposições, medicina tradicional chinesa, ou até mesmo um sistema financeiro com características próprias: são estes os principais setores que Chui Sai On quer ver desenvolvidos em Macau, uma cidade que considera ser “central na Grande Baía”, segundo um comunicado do gabinete.

Chui Sai On falava em Pequim, na segunda reunião plenária do Grupo de Líderes para o Desenvolvimento da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, poucos dias depois de o Governo central ter revelado as linhas gerais do projeto.

O documento estipula que, até 2022, a Grande Baía deverá converter-se num ‘cluster’ de classe mundial e, até 2035, numa área de excelência a nível internacional.

Para o chefe do Governo, as linhas gerais apresentadas definem “bem e numa ótima científica” o posicionamento de Macau neste projeto-piloto.

A China quer acelerar a integração de Macau no país, através de medidas de aproximação às cidades vizinhas da província de Guangdong, ao mesmo tempo que pretende reforçar o papel de Macau como plataforma comercial com os países lusófonos.

A intervenção de Chui Sai On, na capital chinesa, ficou ainda marcada pela defesa do princípio “um país, dois sistemas”, que prevê um alto grau de autonomia até 2035.

Também na semana passada, em Hong Kong, o chefe do Governo afirmou que este princípio “é a marca distintiva do projeto da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e essa é “a sua maior vantagem”.

O projeto da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau pretende criar uma metrópole mundial a partir de Hong Kong e Macau, e nove cidades da província de Guangdong (Dongguan, Foshan, Cantão, Huizhou, Jiangmen, Shenzhen, Zhaoqing, Zhongshan e Zhuhai), numa região com cerca de 70 milhões de habitantes e com um Produto Interno Bruto (PIB) que ronda os 1,3 biliões de dólares norte-americanos, maior que o PIB da Austrália, Indonésia e México, países que integram o G20.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: ÁsiaMacau

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias