Economia

Macau importou de Portugal mais 29 por cento em produtos no primeiro semestre

Macau importou de Portugal no primeiro semestre de 2018 produtos avaliados em 14,4 milhões de euros, mais 29 por cento comparativamente a igual período de 2017, informou hoje a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

A informação da delegação de Macau da AICEP baseia-se no último balanço realizado pela Direção dos Serviços de Estatística e Censos de Macau, a 31 de julho.

O setor alimentar, que continua a representar metade do total de mercadorias que Macau compra a Portugal, registou um aumento de 15 por cento no período em análise, com destaque para o vinho (mais 24 por cento), carnes de animais da espécie suína, frescas, refrigeradas ou congeladas (mais 43 por cento), o azeite (mais 16 por cento) e as águas (mais 13 por cento).

No setor das bebidas com origem em Portugal observou-se “um incremento de 21 por cento no primeiro semestre de 2018, diretamente relacionado com o aumento da compra de vinho a Portugal”, refere o comunicado da delegação de Macau da AICEP.

O setor do azeite tem evidenciado um crescimento elevado, com Portugal a assumir-se como principal fornecedor deste produto à Região Administrativa Especial de Macau. No primeiro semestre de 2018, a compra de azeite a Portugal cresceu 16 por cento relativamente ao ano anterior, segundo a mesma nota.

Destaca-se igualmente a importação de vestuário com origem em Portugal, a qual cresceu 494 por cento.

As máquinas e equipamentos constituem o terceiro grupo de produtos mais importado por Macau a Portugal (14 por cento do total), registando um aumento de 4 por cento (especialmente os transformadores elétricos), seguido pelos produtos farmacêuticos (8 por cento do total), que registaram “um desempenho excecional” com uma taxa de crescimento de 186 por cento no primeiro semestre de 2018, pode ler-se no comunicado.

Em destaque

Subir