Nas Notícias

Macau e Hong Kong apreendem drogas avaliadas em cinco milhões de euros

Uma operação das autoridades de Macau e Hong Kong resultou na detenção de 19 pessoas e na apreensão de drogas com um valor estimado de mercado de cinco milhões de euros, anunciou hoje o Governo de Hong Kong.

A operação conjunta das autoridades alfandegárias de Macau e de Hong Kong para intensificar o combate ao tráfico de droga decorreu entre 20 de julho e 31 de agosto e foi denominada de “Turbina”.

As drogas apreendidas incluem cocaína, ‘crack’, metanfetamina, ‘ecstasy’, heroína, cetamina e canábis.

Os detidos, 17 homens e duas mulheres, têm entre 17 e 58 anos.

Em comunicado, as autoridades de Hong Kong aproveitaram para advertir que “criminosos podem publicar anúncios de recrutamento em ‘sites’ e nas redes sociais desconhecidos para atrair os cidadãos a transportar drogas”, aconselhando as pessoas a não transportarem artigos de outras pessoas.

Na terça-feira, o secretário para a Segurança de Macau anunciou que o número de crimes relacionados com o tráfico de droga registou uma descida de 4,8 por cento no primeiro semestre, em relação ao período homólogo do ano passado.

Contudo, houve também um aumento de detidos suspeitos deste crime oriundos de Hong Kong, a maioria jovens, desempregados, “recrutados de forma bem paga por associações de tráfico de droga de Hong Kong”, adiantou Wong Sio Chak.

Um crescimento que é justificado pelas autoridades com o “reforço contínuo de combate à criminalidade relacionada com a droga por parte da polícia de Macau e à grande diferença de preços da droga” praticados nos mercados ilegais das duas regiões administrativas especiais chinesas.

Em destaque

Subir