Nas Notícias

Macau/20anos: Içar das bandeiras na presença do futuro líder marcou início do dia de aniversário

As celebrações de hoje do 20.º aniversário da passagem da administração de Macau para a China começaram com o içar das duas bandeiras, na presença do chefe do Executivo eleito, que é empossado esta manhã pelo Presidente chinês.

Foi na Praça Flor de Lótus, com uma escultura de uma flor de lótus desabrochada, doada há 20 anos pelo Conselho de Estado da China em comemoração da fundação da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), que Ho Iat Seng e todo o seu elenco governativo assistiram ao hastear das duas bandeiras: a chinesa e a de Macau, ao som do hino da China, cantado por um coro de crianças.

Várias figuras proeminentes do território estiveram presentes, entre os quais o cônsul-geral de Portugal em Macau e Hong Kong, Paulo Cunha-Alves.

Antes do içar das duas bandeiras, Ho Iat Seng foi recebido por uma guarda de honra dos bombeiros e da polícia do território.

O dia de hoje ficará marcado pela cerimónia comemorativa do 20.º aniversário da RAEM e tomada da posse do V Governo de Macau, que será assistido pelo Presidente da China, Xi Jinping.

Posteriormente, estão previstos no programa oficial encontros entre Xi Jinping com os novos responsáveis do Executivo, do poder legislativo e do judicial, deixando Macau, nesse mesmo dia.

Para além de um sarau promovido pelo Instituto do Desporto, às 14:00, no Estádio do Centro Desportivo Olímpico, é destacado o espetáculo de fogo de artifício agendado para as 21:00, na zona marítima entre a Torre de Macau e a zona financeira da ilha de Hengqin. “O fogo-de-artifício terá um total de 160 mil lançamentos durante 30 minutos”, frisaram as autoridades.

Esta é a terceira visita do Presidente chinês a Macau, para a qual estão registados mais de 650 profissionais da comunicação social, marcada por medidas de segurança excecionais.

Em 2009, enquanto vice-presidente, deu posse em Macau ao agora chefe do Executivo cessante, Fernando Chui Sai On.

Em 2014, como Presidente, deu posse ao mesmo chefe do Governo para um segundo mandato. Na sexta-feira, vai presidir à tomada de posse do novo chefe do Executivo, Ho Iat Seng, ex-presidente da Assembleia Legislativa.

Em destaque

Subir