Nas Notícias

Macaco apanha boleia no foguetão Pishgam, vai ao espaço e regressa ao Irão para contar como foi

A bordo do foguetão Pishgam, que significa pioneiro na língua farsi, o símio terá subido a uma altitude de 120 quilómetros, instalado numa cadeira concebida para o efeito. Nas imagens disponibilizadas pela televisão – não foi transmitido um vídeo, apenas um conjunto de fotografias – é apresentado o macaco após o regresso, alegadamente bem sucedido, do vaivém.

Com ar assustado, o macaco foi resgatado da cadeira e sujeito a exames, com as autoridades do Irão a adiantarem que se encontra bem de saúde.

“Enviar o macaco e trazê-lo de volta foi o primeiro passo para mandar humanos ao espaço”, justificou o ministro da Defesa iraniano, Ahmad Vahidi, citado pela agência estatal.

O lançamento de símios para o espaço foi habitual na década de 50 do século passado, quando os programas espaciais norte-americano e soviético competiam na ‘guerra das estrelas’. Victoria Nuland, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, já referiu à CNN que, “apesar de ter visto fotografias do pobre macaco”, os iranianos “não têm forma de confirmar que aconteceu” mesmo um lançamento e retorno bem sucedidos.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir