Nas Notícias

Má visão duplica a probabilidade de sofrer de depressão

The EuroVision Project publicou um estudo com dados preocupantes sobre o impacto da má visão na saúde mental.

A associação de má visão com uma maior probabilidade de sofrer de depressão é um dos resultados de um estudo recentemente publicado em que se avaliaram dificuldades de visão reportadas pelos próprios indivíduos em 30 países europeus, incluindo Portugal.  

Este estudo foi realizado com o apoio do programa de investigação Eurovisão da União Europeia Horizonte 2020 e foi publicado na Acta Ophthalmologica, com a autoria de vários investigadores internacionais de optometria e oftalmologia. 

A má visão contribui para impedir o desenvolvimento de todo o potencial das crianças, para a limitação de produtividade nos adultos e perda de autonomia na terceira idade.  

Também conduz ao isolamento, à sensação de insegurança e impotência e à degradação da autoconfiança. Como tal, contribui para os comportamentos depressivos de uma forma muito marcada. 

Estes resultados enfatizam a necessidade de uma abordagem abrangente, de resposta eficaz integrada, na comunidade e de proximidade. Os cuidados para a saúde da visão são os cuidados de especialidade mais frequentes nos seres humanos e devem ser assegurados desde o nascimento e ao longo de toda a extensão da vida. 

Cerca de cinco milhões de portugueses sofrem de erro refrativo, e ainda assim, o Estado Português ainda não implementou as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a integração e planeamento da força de trabalho dos cuidados para a saúde da visão desde os cuidados primários aos cuidados hospitalares e de reabilitação.  

Estas recomendações foram recentemente reforçadas pela OMS para o rastreio da retinopatia diabética no dia 14 de novembro, onde mais uma vez se reforça o papel fundamental que os Optometristas devem desempenhar na prestação de cuidados primários para a saúde da visão.  

Até lá, cada vez mais portugueses irão ver pior o seu presente e futuro. 

Em destaque

Subir