Motores

Ma Quing Hua impõe-se numa segunda corrida acidentada do WTCC

MaQuingHuaVilaReal215

Ma Quing Hua venceu a segunda corrida do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC) em Vila Real. O chinês da Citroën tirou partido da ‘pole position’ para assumir o comando na largada.

Depois Ma soube controlar a sua vantagem sobre Yvan Muller, que foi segundo e garantiu mais uma dobradinha para a Citroën, ainda que o francês não tenha aproveitado em pleno o facto de José Maria Lopez não ter ido além da quinta posição para ganhar.

Na terceira posição terminou Gabriele Tarquini, que soube aproveitar muito bem os muitos incidentes que se produziram à sua frente, nomeadamente o grande acidente após a partida que envolveu Tiago Monteiro, Jaap Van Lagen e Nick Catsburg.

HondaTiagoCrashVilaReal215

O Honda de Tiago ficou bastante destruído e a corrida do piloto português acabou por ali, tal como a de Van Lagen, mas Catsburg não conseguiu terminar a corrida apesar de classificado, pois os estragos no seu Lada acabaram por causar um despiste que causou a bandeira vermelha que deu a prova como terminada três voltas antes do final.

Tiago Monteiro admitiu que havia pouco espaço, mas que se tratou de um acidente de corrida, com Van Lagen a bater no seu carro, partindo-lhe uma roda. “Normalmente este tipo de colisão. O único espaço que tinha disponível era no meio dos dois Lada. Não culpo ninguém por isso. É frustrante. Vi a possibilidade de um pódio se os tivesse conseguido ultrapassar. Se tivesse sido segundo ou terceiro teria sido formidável. Foi pena”, afirmou o piloto do Porto.

MicheliszVilaReal215

Este acidente não foi o único a envolver vários carros, já que à 10.ª volta Norbert Michelisz, Nick Catsburg e Sebastien Loeb se desentenderam, tocaram-se e o Citroën do francês acabou contra os rails.
Michelisz foi o único a conseguir terminar a corrida, mas mesmo assim fora do pódio. Mas o húngaro não foi o único a beneficiar do acidente, já que tal permitiu a ‘Pechito’ Lopez cortar a meta na quinta posição.

Classificação
1.º Ma Quing Hua (Citroën) 26m44,910s
2.º Yvan Muller (Citroën) + 5,573s
3.º Gabriele Tarquini (Honda) + 10,812s
4.º Norbert Michelisz (Citroën) + 11,982s
5.º José Maria Lopez (Citroën) + 12,423s
6.º Nicky Catsburg (Lada) + 15,177s
7.º Hugo Valente (Chevrolet) + 15,639s
8.º Nestor Girolami (Honda) + 16,060s
9.º Robert Huff (Lada) + 16,669s
10.º Medhi Bennani (Citroën) + 17,174s

Fotos: Ricardo Cachadinha

Em destaque

Subir